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A Educação Infantil é um segmento da escola extremamente importante. A Escola Cristã Aprender e Viver considera essa faixa etária uma etapa preciosa na vida das crianças e tratou de planejar um programa com muito cuidado para o desenvolvimento integral desses pequeninos. Os estímulos que recebem nos primeiros anos de vida definem muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento. Uma tarefa que a nossa escola se propõe a tratar com muita seriedade, com muito carinho e cuidado. São joias raras que os pais entregam à escola. Temos de Jesus as palavras, deixai vir a mim os pequeninos, porque dos tais é o reino de Deus. Assim, a Escola Cristã Aprender e Viver recebe suas crianças.

Nessa etapa, a criança deve ser levada a dar os primeiros passos na formação da cosmovisão cristã de mundo, adaptada à sua etapa de desenvolvimento, com fundamento no princípio bíblico já citado anteriormente de que a criança, ensinada no caminho em que deve andar, não se desviará dele durante toda sua vida até a velhice.

Cabe salientar que todas as ações pedagógicas dessa etapa são norteadas pelos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, previstos na Base Nacional Comum Curricular:

I Conviver: com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

II Brincar: cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

III Participar: ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

IV Explorar: movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

V Expressar: como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

VI Conhecer-se: e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.